NOSSA HISTÓRIA

Por meados de fevereiro de 1966 reuniram-se aproximadamente 10 pessoas com a presença de um pastor cujo nome foi esquecido pelos irmãos para o 1º culto na casa dos irmãos Josias Lima e Mª Cruz situada à Rua Francino Franco. Com o crescimento dos trabalhos foi enviado 1 presbítero por nome de Laurentino, ficando mais ou menos uns 6 meses, os dois primeiros cultos foram realizados na casa do irmão Josias e os demais na casa de outros irmãos, até a chegada do presbítero Antonio Lopes e juntos abriram um ponto de congregação ao lado da casa do mesmo, sendo o 1º ponto de congregação na Rua Justino Marques.

          O irmão Laurentino foi embora, ficando o irmão Antonio Lopes como responsável pela congregação. Vinha sempre de Ipiaú  o Pastor Presidente João Freire,  para realizar batismos e ajudar a obra, que foi crescendo e aumentando o número de fiéis, tendo a necessidade de abrir um lugar maior para congregarem. Mediante este fato, compraram um terreno na Rua do Sossego e construíram a 1ª congregação em Dário Meira. Antonio Lopes  não era mais o responsável pelos trabalhos da igreja  e vieram pastores de Ipiaú. Sendo consagrado o ponto e reconhecido pela convenção,  passaram por aqui quatro pastores, dentre eles: Bernardino e João Epifânio da silva,  que abriu um ponto de congregação em Ibitupã em 1970, os demais não temos o nome. Em seguida a igreja passou um tempo na direção de Felipe das Virgens pastor de Ipiaú e responsável por esta congregação, este designou à frente desta obra o Pb. Lúcio, e o irmão Ananias Jesus dos santos, saindo o pastor Felipe das virgens, tomou posse o PR.Claudionor em Ipiaú designando o PB Ananias Jesus dos santos  para D.Meira. Este sem medir esforços sempre zelou pela obra de Deus nesta cidade e não recebia nenhum salário para cuidar deste rebanho. Logo após, veio o pastor Manoel Fernandes para Ipiaú em 1989 Cujo Presidente da Convenção era o Pastor  Derneval.

Manoel Fernandes passou 10 anos neste campo e este designou à frente da congregação alguns Pb. como Ananias (o popular Dodô) na antiga congregação, onde fez um belíssimo trabalho com muitos batismos em média uns 10, em todos os batismos com a presença do pastor presidente Manoel Fernandes, merece  destaque um batismo de 68 pessoas que desceram às águas num único dia. Sua casa mais parecia um hotel, juntamente com sua companheira, a irmã Maria Adélia, mulher de honra, valor e que irradiava amor e alegria por onde passava, sempre cuidadosa, hospitaleira e guerreira pela obra do Senhor. Este casal era referencia para todos os crentes que chegassem à cidade e os que aqui estavam. O Pb. Ananias tinha um sonho, de ver a igreja sair daquela rua escondida para vir para o centro da cidade e lutou para que este sonho fosse realizado, e conseguiu. Vendo a necessidade de ampliar o templo pela quantidade de fiéis e também pela sua localização inadequada, fez–se uma troca com o irmão batista Manoel Bento, passando assim a igreja localizar-se onde encontra-se atualmente na Rua José Rufino. A casa era antiga e com algumas paredes deterioradas, onde funcionava os Correios, mesmo assim congregaram alguns meses nesta casa com o PB.  João Gomes à frente do trabalho e logo após o PB. Ronnei.

Com a chegada do PB. Ademilton a igreja passou a congregar no Clube Social de Dário Meira e derrubaram as paredes da velha casa erguendo o templo sede com a ajuda dos irmãos e da comunidade local e vizinha onde todos se empenharam em tal feito, isto no ano de 1992, na gestão do prefeito Wildes Alencar Sampaio Filho que muito ajudou esta igreja em sua construção juntamente com o gerente da Aliança Marcelo e outros. Logo após a inauguração do templo o PB. Ademilton fora consagrado a pastor e conseguiu a emancipação desta congregação tornando-se sede. Fizeram parte da história desta igreja os irmãos de Itajibá Urbano e Lucina que muito contribuiram na obra do Senhor, dentre alguns feitos, todo o piso que foi doado por eles. Em 11/ 06/1995 abriu-se uma congregação em Planalto Iris pelo diácono Romildo Alves da Silva da Assembléia de Deus de Ubaitaba, que foi cedido para Dário Meira e passaram a Congregar no Valentim em 10 de agosto de 1997 na responsabilidade do Pb. Eduardo Brandão da Silva. Em sua gestão consagrou o Pb. Ciroaldo Santos Gonçalves, e os diáconos: Valbeck Andrade Souza e Pedro Silvério.

          Em 1998, o Pr. Ademilton Oliveira dos Santos mudou-se, vindo para substituí-lo o Pr. Balbino Leles de Almeida que tomou posse em 03/01/98, este inaugurou uma congregação na Água Sumida. No dia 08 de maio de 1998 foi aprovado o Estatuto Padrão das Assembléias de Deus na Bahia (CEADEB) para regimento das igrejas das Assembléias de Deus. Fora feito uma reunião extraordinária para compor os membros da Mesa Diretora do Estatuto Local.

          O Pr. Balbino saiu do campo em junho de 1999 tomando posse o Pr. Magno Norato em 08 de agosto de 1999 empossado pelo Pr. Manoel Fernandes.

           Logo depois sua saída empossou-se o Pr. José Alves em 04 de julho de 2000, empossado pelo Pr. José Monteiro, este ficou 5 anos no campo, abriu 2 congregações uma em Acaraci e a outra em Poço Central. Em sua gestão construiu a igreja de Poço CentraL, mas pouco tempo depois veio à baixo. Ele empossou o Pb. Railton Vasconcelos para assumir a congregação de Ibitupã, O Pb. Valdi Gomes para Acaraci. Anos depois O Pb. Eduardo foi embora e o Pb. Railton ficou em seu lugar no Valentim. Também foram consagrados à presbíteros. O missionário Jackson e o irmão Josenias Costa Pereira. Os cantores: Kadja Layse Santos Costa e Márcio Campos gravaram seus primeiros CDs. Após a saída do Pr. José Alves, em 23 de dezembro de 2005 foi empossado o Pr. José Prudente de Araújo Sobrinho, em sua gestão foi recebido o diácono Gildásio e o  Pb. Paulo César Alves Pereira, irmão da missionária Mª Gonçalves, que foi tomar conta da congregação de Acaraci com o auxílio do missionário Tiago Cerqueira. A missionária Maria Gonçalves merece destaque na história desta igreja por ser uma mulher virtuosa e valorosa na obra do Senhor, levava a palavra de Deus na zona urbana e rural com eloqüência e amor indo à pé muitas vezes por não ter carro. Hoje seus frutos ainda estão conosco produzindo muitos outros. Também foram consagrados a PB. os irmãos izac Brito dos Santos e Ivon Lima que gravou o seu 1º CD.

          Em 28 de julho de 2007 foi empossado o PR. Josias Pereira França pelo PR. José Maurício Azevedo em sua gestão ampliou templo e trocou o piso e o irmão Márcio Silva gravou o seu CD. Em 28 de dezembro de 2008 foi empossado o PR. Misael Chaves Rodrigues pelo pastor José Maurício Azevedo que compunha a mesa diretora da Convenção, consagrou José Monteiro a diácono. Nesta gestão a cantora Geisa Fernandes gravou o seu CD. Misael foi afastado pela convenção em outubro de 2010. Em 05 de novembro de 2010 o PR. José dos Santos Reis tomou posse desta igreja até os dias atuais.

 

ATUAL DIRETORIA DA IGREJA:

 

PRESIDENTE: José Orlando

Pastor Auxiliar: Waldir Gomes

1º VICE PRESIDENTE: Josenias Costa Pereira

1º SECRETÁRIO: Danila Anália Santos Oliveira

2º SECRETÁRIO: Moabe Conceição Souza

1º TESOUREIRO: Alailton Sampaio

2º TESOUREIRO: Tairon 

 

PRESBÍTEROS: Ananias Jesus dos Santos, Izac Brito Santos, Josenias Costa Pereira, Walbeck Andrade, Josafa, Jurandir

DIÁCONOS: Pedro Silvério, José Monteiro, Valbeck Andrade, Gildásio, Moabe Conceição, Tairon, Ranulfo Moreira, Waldeque e Alailton Sampaio

 

Pastores Presidentes da Convenção Baiana das Assembléias de Deus:

Derneval Santana

José Santana

João Evangelista

Severino Soares

Wolmar Alcantara

Manoel Monteiro

Valdomiro Pereira